O Panda-vermelho



Não existem problemas ambientais, existem apenas sintomas ambientais de problemas humanos.

Robert Gilman

O Panda-vermelho

É um pouco maior que um gato doméstico, com um corpo parecido com um urso e um pelo avermelhado grosso.

A barriga e os membros são pretos e há marcas brancas no lado da cabeça e acima dos olhos pequenos. Os pandas-vermelhos são animais muito habilidosos e acrobáticos que predominantemente ficam nas árvores. Eles usam suas caudas longas e espessas para se equilibrar e se cobrir no inverno, presumivelmente para se aquecer. O nome panda vem da palavra nepalesa 'ponya', que significa bambu ou animal que come plantas.


Foto: © naturepl.com / Juan Carlos Munoz / WWF-Canon

Quase 50% do habitat do panda vermelho está no Himalaia Oriental. A perda de ninhos de árvores e bambu está causando um declínio nas populações de pandas vermelhos em grande parte de seu alcance, porque sua casa na floresta está sendo retirada.


Foto: © Neyret & Benastar / WW

Todos os anos, o estado de Sikkim, no nordeste da Índia, recebe o Festival Panda Vermelho. O evento de inverno apresenta desfiles, música ao vivo e atrai turistas e locais. É uma celebração nomeada para o icônico animal símbolo do estado.

Embora os moradores de Sikkim honrem o panda-vermelho, eles também entendem que a espécie está sob uma ameaça crescente. A mudança climática está afetando espécies em todo o mundo e os pandas-vermelhos — com menos de 10,000 restantes na natureza — não estão imunes.

As temperaturas médias em Sikkim estão subindo. Em suas florestas, o panda-vermelho ocupa um habitat dentro de uma faixa de temperatura muito estreita. À medida que as temperaturas aumentam, o panda-vermelho precisará mudar para elevações mais altas para se adaptar às mudanças climáticas.

Este é um cenário preocupante, pois quase 70% do habitat adequado ao panda-vermelho em Sikkim está localizado fora das áreas protegidas designadas. A quantidade de habitat disponível para acomodar possíveis mudanças de faixa de temperatura é desconhecida. As atividades humanas estão afetando as florestas locais. A menos que essas florestas sejam protegidas, os pandas-vermelhos podem ter um futuro incerto em um clima com muitas mudanças.

O WWF está ajudando as comunidades de Sikkim a proteger florestas e garantir que, mesmo com o aumento da temperatura, o panda-vermelho tenha um lugar seguro para chamar de lar. Especificamente, o WWF e seu Fundo de Inovação em Adaptação à Vida Selvagem estão trabalhando para reduzir os impactos humanos nas florestas de Sikkim através do uso de fogões aprimorados, colheita sustentável de produtos florestais e redução do risco de incêndios florestais.

Nas comunidades limítrofes do habitat do panda-vermelho, a maioria das famílias depende da lenha da floresta como sua principal fonte de combustível para cozinhar. Para combater a perda de árvores, a equipe do projeto treinou 23 famílias na fabricação e instalação de novos fogões que exigem menos combustível. Os moradores notaram uma mudança: os novos fogões reduzem o uso de lenha em até 35% por família, o tempo de cozimento pela metade e significativamente a poluição do ar interno.


Foto de domínio público

As florestas de Sikkim também abrigam plantas medicinais colhidas pelas comunidades e geralmente superexploram e comercializam ilegalmente. O WWF ajudou a desenvolver um plano de ação de nove pontos em colaboração com a vila de Sindrabong para regular o uso dos recursos florestais e colher plantas de maneira mais sustentável.

As mudanças climáticas em Sikkim também significam mudanças nos padrões de precipitação, o que pode elevar o risco de incêndios florestais. Para se preparar, a equipe do projeto conduziu um estudo dos riscos atuais de incêndio e dos esforços de mitigação. Como resultado, eles desenvolveram protocolos para melhorar a prevenção e gerenciamento de incêndio.

O WWF está trabalhando com funcionários de alto escalão do Departamento de Florestas, Meio Ambiente e Gestão da Vida Selvagem do governo do estado para compartilhar as descobertas, resultados e recomendações do projeto. Como resultado, importantes decisões políticas fortalecerão ainda mais o manejo florestal e garantirão um habitat saudável e seguro para o panda-vermelho.


O Parque Nacional Langtang, no Nepal, é um habitat importante para os pandas vermelhos.
Foto: © Simon de TREY-WHITE / WWF-UK

Os pandas-vermelhos são frequentemente mortos quando são apanhados em armadilhas destinadas a outros animais, como porcos selvagens e veados. Eles também são caçados por suas peles distintas na China e Mianmar. Chapéus ou bonés de pele de panda-vermelho foram encontrados para venda no Butão.



Fonte: WWF

Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5988)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(5328)