Viva as Joaninhas



Não existem problemas ambientais, existem apenas sintomas ambientais de problemas humanos.

Robert Gilman

Viva as Joaninhas

As Joaninhas são besouros pequenos e coloridos que fazem parte da família Coccinellidae  . São conhecidas por seu formato redondo e suas asas coloridas, que variam do vermelho ao amarelo, com manchas pretas.

Joaninhas são muito benéficas para o ecossistema, pois se alimentam de pragas como pulgões e ácaros, o que ajuda a controlar a população dessas espécies. Além disso, são importantes polinizadoras e ajudam a preservar a biodiversidade das plantas. Mas também comem folhas, pólen, mel e até fungos.

Embora as Joaninhas sejam conhecidas por seu aspecto atrativo, existem superstições e crenças associadas a elas em várias culturas. Em algumas tradições, por exemplo, acredita-se que a presença de uma joaninha traz boa sorte e prosperidade.

No entanto, infelizmente, as Joaninhas estão ameaçadas devido a mudanças climáticas, o uso abusivo de agrotóxicos e à perda de habitats naturais. É importante preservar esses besouros valiosos e seus habitats para assegurar a continuidade de sua presença e função ecológica e cultural.

Algumas curiosidades sobre as Joaninhas:

  • São animais de sangue frio que hibernam no inverno.
  • Possuem uma carapaça feita de quitina, a mesma substância das unhas humanas.
  • Comunicam-se por meio de sinais químicos liberados pelo corpo, os ditos feromônios. Ademais, não possuem nariz e não respiram pela boca, mas sim através do tórax e de pequenas aberturas.
  • Suas asas, por serem delicadas, ficam protegidas pelas carapaças. Estima-se que as joaninhas batem suas asas 85 vezes por segundo parar voar.
  • São excelentes "atrizes", pois se fingem de mortas diante do predador. Basicamente, tombam e viram as pernas para cima, diminuindo a temperatura corporal para simular a morte. Caso isso não funcione elas soltam um líquido fedido que espanta os predadores.
  • Passam por metamorfoses como as borboletas, após botarem os ovos, as larvas eclodem entre 2 e 5 dias.

Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5984)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(5323)