Esta cidade chama-se Les Avanchets e fica na Suiça.
Em Les Avanchets o sonho de comer o que se planta é uma realidade. Cada vizinho cultiva a própria comida em seu quintal, de acordo com o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand.
Yann tem em sua galeria de fotos da cidade a legenda "conheça a cidade onde cada habitante tem sua própria agricultura urbana".
A ideia é plantar no seu quintal as frutas e legumes que você gosta, mas sua dieta familiar não se limita a isso, uma vez que todos têm uma cultura de troca de alimentos orgânicos, ampliando as possibilidades de uma alimentação saudável e, assim, promover a integração social, estabelecer amizades e girar a economia através da manutenção, explica Yann.
Além da integração social, a saúde mental é beneficiada, pois trabalhar na terra nos traz bem estar, ainda mais por cuidar do próprio alimento.
Essa prática existe em Les Avanchets há muitos anos e, segundo Arthus-Bertrand, é um legado da Primeira Guerra Mundial. Após o conflito, no século XX, o governo da Suíça e de outros países europeus, ofereceram aos trabalhadores terras para reconstruirem suas vidas e assim iniciaram a cultura da agricultura urbana no país.
Séculos depois, a Suíça já possui mais de 50 hectares (70 campos de futebol) de hortas urbanas em seu território e esse conceito está cada vez mais enraizado entre seus habitantes.
Fotos © Yann Arthus-Bertrand